A névoa cerebral é um tipo de disfunção cognitiva caracterizada por confusão, problemas de memória e falta de foco. Não é o seu próprio diagnóstico, mas um sintoma de uma condição médica subjacente.
O que é névoa cerebral?
A névoa cerebral em si não é uma condição médica, mas sim um sintoma de outras condições médicas. É um tipo de disfunção cognitiva que envolve:
- problemas de memória
- falta de clareza mental
- pobre concentração
- uma incapacidade de se concentrar
Algumas pessoas também descrevem isso como fadiga mental . Dependendo da gravidade da confusão mental, ela pode interferir no trabalho, na escola ou em outras tarefas diárias. Mas não precisa ser um elemento permanente em sua vida.
Quais são as causas da névoa cerebral?
aqui estão vários motivos pelos quais a névoa cerebral pode ocorrer. Depois de descobrir a causa subjacente, você pode começar a gerenciá-la.
Aqui estão seis causas possíveis:
1. Estresse
O estresse crônico pode aumentar a pressão arterial, enfraquecer o sistema imunológico e desencadear depressão, de acordo com uma revisão de pesquisa de 2017 . Também pode causar fadiga mental.
Quando seu cérebro está exausto, fica mais difícil pensar, raciocinar e focar.
2. Falta de sono
A má qualidade do sono pode interferir no funcionamento do cérebro, de acordo com uma pesquisa de 2021 . O objetivo geralmente é dormir de 8 a 9 horas todas as noites.
Dormir muito pouco pode causar falta de concentração e pensamentos turvos.
3. Alterações hormonais
Pesquisa de 2018 sugere que alterações hormonais também podem causar confusão mental.
Os níveis dos hormônios progesterona e estrogênio aumentam durante a gravidez. Essa mudança pode afetar a memória e causar comprometimento cognitivo de curto prazo.
Da mesma forma, uma queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa pode causar esquecimento, falta de concentração e pensamentos turvos, de acordo com uma pesquisa de 2019 .
4. Dieta
A dieta também pode desempenhar um papel na confusão mental.
A vitamina B12 apoia o funcionamento saudável do cérebro. Uma revisão de pesquisa de 2021 descobriu que a deficiência de vitamina B12 pode afetar a função cognitiva e causar confusão mental.
Se você tem alergias ou sensibilidades alimentares, pode ocorrer confusão mental após comer certos alimentos. Esses incluem:
- aspartame
- amendoim
- laticínio
A remoção de alimentos desencadeantes de sua dieta pode melhorar os sintomas.
5. Medicamentos
Se você notar confusão mental enquanto toma medicamentos, converse com seu médico. A névoa do cérebro é um efeito colateral conhecido de certos medicamentos, como certos medicamentos para dormir e analgésicos . Reduzir a dosagem ou mudar para outro medicamento pode melhorar os sintomas.
A névoa cerebral também pode ocorrer após tratamentos contra o câncer. Isso é conhecido como quimiocérebro .
6. Condições médicas
Condições médicas associadas a inflamação, fadiga ou alterações nos níveis de glicose no sangue também podem causar fadiga mental.
Por exemplo, a névoa cerebral é um sintoma da síndrome da fadiga crônica (SFC) , que envolve fadiga persistente por um período prolongado de tempo, de acordo com uma pesquisa de 2020 .
De acordo com uma revisão de pesquisa de 2015 , pessoas com fibromialgia podem sentir nebulosidade semelhante diariamente.
Outras condições que podem causar confusão mental incluem:
- anemia
- depressão
- diabetes
- enxaqueca
- hipotireoidismo
- doenças autoimunes, como lúpus , artrite reumatóide , síndrome de Sjögren e esclerose múltipla
- desidratação
- infecções virais como COVID-19